DESTAQUE: ESPETÁCULO "PRIMAVERAS JUVENIS"

Colaboradores do Projeto Vida participam de Formação para Monitoria da Metodologia do Rota da Paz

Membros das equipes de Agentes Sociais, Juvenis e Arte Educadores do Projeto Vida nas Teias da Cultura estão participando no Centro de Convenções em Sobral de uma Formação para Monitoria da Metologia Rota da Paz em parceria com a Sociedade de Apoio a Família Sobralense - SAFS.

A Metodologia Rota da Paz é uma metodologia de ensino-aprendizagem vivencial no incentivo e inserção da Cultura de Paz e Desenvolvimento Humano na educação e na vida.

O objetivo na Formação para Monitoria é habilitar uma equipe co-facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, através de atividades de serviço-aprendizagem. As atividades compreendem a Monitoria Logística, Monitoria de Animação, Monitoria de Alimentação e Produção de Material Lúdico.

A metodologia será aplicada em Sobral em 5 grupos focais tendo como base os territórios de atuação do Projeto Vida nas Teias da Cultura e da SAFS/SOPRI.

A formação está sendo facilitada pela DEVIR, com recursos do ChildFund Brasil, sob a supervisão de Rose Lira (Fisioterapeuta; Terapeuta de Grupos, Especializada em Educação Biocêntrica, Escritora, Pesquisadora e Sistematizadora da metodologia do Rota da Paz.

Histórico

A Rota da Paz nasceu a partir de um desafio envolvendo a elaboração de um projeto que fomentasse a Cultura de Paz entre as juventudes inseridas em áreas de extrema violência em Fortaleza(Ce).  

A partir do projeto elaborado, a experiência começou a ser vivenciada através de dois grupos formados entre as juventudes: O grupo da Rota São Miguel o grupo da Rota Santa Filomena. 

As atividades, apesar de seguirem sistematicamente o projeto elaborado, foram sendo construída a cada momento juntamente com os facilitadores, as juventudes participantes e com as organizações parceiras, seguindo a modalidade de pesquisa-intervenção.

A partir da pesquisa-intervenção foi sistematizado e nasce então a Metodologia Rota da Paz, com o objetivo de multiplicar a experiência em áreas e grupos que passavam por situação de violência. 

Hoje a Metodologia adentrou outras temáticas relativas a Defesa da Vida, ampliando seu raio de ação e seu olhar quanto ao seu potencial de alcance, través de
sua didática transdisciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário