DESTAQUE: ESPETÁCULO "PRIMAVERAS JUVENIS"

INSTITUTO VOTORANTIM ASSUME PARCERIA COM A CÁRITAS DIOCESANA DE SOBRAL PARA EXECUÇÃO DO PROJETO VIDA NAS TEIAS DA CULTURA


O Instituto Votorantim criado em 2002 para alinhar, fortalecer e qualificar as ações sociais do Grupo Votorantim, por meio de seu Programa de Cultura que visa estimular projetos que promovam a democratização da cultura em suas diferentes manifestações, estabeleceu parceria com a Cáritas Diocesana de Sobral para a execução do PROJETO VIDA NAS TEIAS DA CULTURA no ano de 2012. 

A parceria entre o Instituto Votorantim e a Cáritas Diocesana de Sobral foi pactuada por meio do patrocínio no valor de 308.245,00, captados a partir da Lei Rouanet (Lei nº 8.313). O Projeto tem como objetivo reduzir os fatores de vulnerabilidade e risco social da realidade de adolescentes, jovens e suas famílias, através da democratização da cultura e do fomento da fruição e produção cultural. Serão atendidos diretamente 300 adolescentes e jovens dos bairros Dom José, Pe. Palhano, Sumaré, Vila União, Terrenos Novos e nos distritos do Jaibaras e Aracatiaçu.

Para a execução do Projeto, a Cáritas Diocesana de Sobral, firmou uma parceria com a Pastoral da Juventude do Meio Popular, que coordenará e fará o acompanhamento dos grupos de arte e cultura que serão criados por meio do projeto.

No período de 16 a 25 de janeiro, foi feito o processo seletivo para contratação das equipes que estarão executando as atividades do projeto nas comunidades serão contempladas pelo mesmo. O projeto estará contando com 5 arte educadores, 6 agentes sociais de cultura e 8 agentes juvenis de cultura. 

Serão fortalecidos 06 grupos já existentes de arte e cultura por meio de atividades/aulas de teatro, dança, música e artes plásticas. Por meio dos grupos busca-se oferecer aos beneficiários uma iniciação na formação artística, desenvolvendo suas potencialidades técnicas e criativas, estimulando o processo de ensino-aprendizagem artístico através de aulas teóricas e práticas. 

Os artes educadores são pessoas com experiência comprovada nas áreas culturais que o projeto estará priorizando para conduzirem as atividades/aula. Com o objetivo de apoiar no processo de aprendizagem dos beneficiários, serão realizadas ações complementares. Para a realização destas ações foram selecionados 6 Agentes Sociais de Cultura. Os agentes darão suporte aos Arte educadores na realização das atividades/aula, bem como farão acompanhamento familiar e encaminhamentos para a rede de atendimento dos beneficiários que necessitarem de um atendimento específico pela complexidade de seus casos.

Serão ofertadas 8 bolsas de incentivo/educativa com caráter de complementação de renda para auxiliar nos estudos de adolescentes e jovens que foram selecionados para desempenhar no projeto a função de Agente Juvenil de Cultura.

O Programa de Cultura do Instituto Votorantim que estará financiando a execução do Projeto no 2012, tem como linhas de atuação:
  • Apoio a projetos de difusão cultural que facilitem o acesso do público jovem a shows musicais, peças, filmes, espaços culturais, entre outros.
  • Capacitação de professores e mediadores para qualificar facilitar esse acesso.
  • Estímulo a vivência cultural e a formação artística por meio da realização de cursos, oficinas e atividades de caráter educativo ou profissionalizante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário